O domingo (8) será marcado por um cenário de forte instabilidade em Cuiabá, com temperaturas que não devem passar dos 31°C e riscos de tempestades. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Capital mato-grossense continua sob dois alertas de chuvas intensas que têm validade até o fim da noite de hoje.
O primeiro aviso, de “Perigo Potencial”, prevê chuvas de até 50 mm/dia. No entanto, o alerta mais grave, de “Perigo” (cor laranja), aponta para acumulados de chuva que podem chegar a 100 mm/dia e rajadas de vento que variam entre 60 e 100 km/h. Esse quadro aumenta consideravelmente o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos em pontos críticos da cidade.
Para este domingo, o céu permanece com muitas nuvens e a previsão indica pancadas de chuva com trovoadas isoladas durante a manhã, tarde e noite. A umidade relativa do ar atinge o pico de 100%, com mínima de 60%. A temperatura mínima registrada foi de 22°C.
A semana deve começar com o mesmo ritmo. Para segunda-feira (9), a previsão é de mínima de 25°C e máxima de 32°C. Embora a manhã comece apenas com muitas nuvens, as pancadas de chuva e trovoadas devem retornar com força nos períodos da tarde e noite.
Orientações
Diante dos alertas de ventos intensos, o Inmet orienta que a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado retirar aparelhos elétricos das tomadas durante as tempestades. Em caso de emergência, os telefones de contato são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Por GUSTAVO CASTRO



