16 C
Mato Grosso
terça-feira, julho 1, 2025
spot_img
HomeCidadesCuiabá registra mais de 120 casos de ataques de animais peçonhentos

Cuiabá registra mais de 120 casos de ataques de animais peçonhentos

Tony Winston/Agência Saúde-DF

Escorpiões lideram com 85 registros, depois vem as serpentes com 18, aranhas fechou com 10 casos e 15 de outros animais

O mês de janeiro fechou com 128 ocorrências envolvendo animais peçonhentos em Cuiabá, de acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da Capital. O dado representa 49,3% de crescimento em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 75 casos.

O aumento estaria relacionado ao período chuvoso devido às inundações nos esconderijos dos bichos, ocasionando o deslocamento desses animais peçonhentos que buscam lugares mais secos, com isso, os acidentes.  Entre os animais de maior risco estão os escorpiões, seguido pelas aranhas-marrons, armadeiras e viúvas-negras, além das serpentes como jararacas, cascavéis, surucucus e corais-verdadeiras.  

Dos ataques, os escorpiões foram responsáveis por 96% dos atendimentos, com 85 registros. Foram contabilizadas ainda 10 ocorrências com aranhas, 18 com serpentes e 15 de outros animais. A região da grande Morada da Serra concentrou a maior parte dos casos.

Cuidados

Para evitar acidentes, é importante ter atenção e tomar cuidados, como:  evitar locais escuros, úmidos e com acúmulo de entulho, usar botas de cano longo e perneiras, inspecionar roupas e calçados antes de usar, não colocar as mãos em buracos ou frestas.

Deve-se manter quintais e jardins limpos, vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos.

Fonte: hnt.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas