20.8 C
Mato Grosso
terça-feira, julho 1, 2025
spot_img
HomeInternacionalCoreia do Norte nega disparos no Mar Amarelo; Sul pede cessar-fogo

Coreia do Norte nega disparos no Mar Amarelo; Sul pede cessar-fogo

Reprodução/RPDC

Tensões na península coreana: negando acusações, Coreia do Norte alega simulação, enquanto Coreia do Sul exige cessar atividades militares

Coreia do Norte negou a acusação da Coreia do Sul de que Pyongyang teria disparado projéteis de artilharia em direção ao Mar Amarelo. A declaração foi feita pela irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, Kim Yo Jong, nesse domingo (7/1).

Militares sul-coreanos informaram que a Coreia do Norte disparou mais de 60 tiros de artilharia a partir da costa oeste do país norte-coreano, em direção ao Mar Amarelo, no último sábado (6/1).

Em uma entrevista divulgada pela estatal Agência Central de Notícias da Coreia do Norte nesse domingo, Kim Yo Jong, irmã de Kim Jong Un, afirmou ter sido apenas explosivos, detonado 60 vezes para simular o som da artilharia, como tática de engodo.

Kim Yo Jong ainda disse que não foram disparados “nem mesmo um único projétil nas águas ao redor da fronteira marítima dos dois países, estabelecidas pelo Comando das Nações Unidas”. Além disso, ela alegou que a operação tinha como objetivo enganar e avaliar a real capacidade de detecção dos militares da Coreia do Sul.

Em resposta, o governo sul-coreano chamou a declaração de uma “guerra psicológica de baixo nível” e exigiu que a Coreia do Norte interrompa as atividades militares para que as tensões não aumentem.Play Video

Militares da Coreia do Sul também afirmam que detectaram mais de 90 tiros de artilharia ao norte da Ilha Yeonpyeong nesse domingo, disparados pela Coreia do Norte. Pyongyang afirma que lançaram 88 projéteis em uma simulação militar.

Com informações da NHK News

Fonte: Metropóles

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas