21.6 C
Mato Grosso
sábado, fevereiro 7, 2026
spot_img
HomeMundoMundoCientistas planejam muro em torno de ‘geleira catastrófica’ para evitar inundação mundial

Cientistas planejam muro em torno de ‘geleira catastrófica’ para evitar inundação mundial

Um grupo de especialistas estuda a construção de um muro ao longo da geleira Thwaites, na Antártida, que ganhou o apelido de ‘Geleira do Apocalipse’ pelo potencial de causar inundações catastróficas em todo o planeta.

A geleira Thwaites tem mais de 1.800 metros de espessura em alguns pontos, contendo gelo suficiente para elevar o nível do mar em 60 centímetros se derreter completamente. Ela também é fundamental para conter a camada de gelo da Antártida Ocidental, que em grande parte repousa sobre uma base abaixo do nível do mar e que, se toda ela chegasse ao oceano, elevaria os oceanos em cerca de 3,3 metros.

Combinando a água do degelo em outras partes da Antártida e da Groenlândia, bem como de geleiras de montanha em todo o mundo, e a expansão térmica dos oceanos em aquecimento, o derretimento da geleira Thwaites poderia fazer com que o nível do mar subisse aproximadamente 1,8 metro acima do nível atual até 2100, segundo alguns estudos.

Para cada centímetro de aumento do nível do mar, cerca de seis milhões de pessoas no planeta ficam expostas a inundações costeiras.

Atualmente, 4% do aumento anual do nível do mar no mundo se deve à perda de gelo da geleira Thwaites.

https://twitter.com/i/status/1837096127956422847

Para reduzir o potencial destrutivo da ‘Geleira do Apocalipse’, o Projeto Cortina Ancorada no Fundo do Mar, que reúne cientistas, engenheiros e especialistas em políticas públicas, planeja criar barreiras físicas que protegeriam as calotas polares das águas oceânicas quentes que fluem sob as plataformas de gelo. O projeto argumenta que a redução dos gases de efeito estufa, por si só, não será suficiente para estabilizar a camada de gelo.

Atualmente, o grupo trabalha em um projeto de uma cortina com cerca de 152 metros de altura e 80 km de comprimento, que envolveria as margens da Thwaites como um muro. O programa de pesquisa de três anos inclui projetar as cortinas e amarras, quais materiais poderiam ser usados, construção e testes da tecnologia. O projeto também está buscando arrecadar US$ 10 milhões.

Recentemente, pesquisadores do Reino Unido e da Coreia do Sul alcançaram a parte mais inacessível e menos compreendida da Thwaites. No local, eles vão perfurar o gelo para observar como a água quente do oceano está derretendo a geleira por baixo.

“Esta é uma das geleiras mais importantes e instáveis ​​do planeta, e finalmente podemos ver o que está acontecendo onde mais importa”, afirma Peter Davis, oceanógrafo físico do British Antarctic Survey, ao Euronews.

A coleta de dados sobre o fundo do oceano e sobre a geleira será essencial para entender como estruturas como a Thwaites contribuem para a elevação do nível do mar. Há mais de uma década, a região é alvo de estudos para avaliar até que ponto e com que rapidez essa geleira instável pode derreter com o aquecimento do clima.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas