O médico legista e anestesista João Marcos Rondon, usou seu perfil nas redes sociais na sexta-feira (27), para denunciar um suposto caso de negligência que resultou na morte da cadela bulldog francês chamada Filó, em Cuiabá. Segundo ele, que é o tutor, a cachorrinha de 2 anos, chegou em casa com hipertermia e passando mal pelo calor, já em estado grave.
“Ela chegou praticamente morta em casa”, contou.
João Marcos contou que Filó foi levada para um banho de rotina na manhã de quinta-feira (26), e estava completamente saudável e ativa. Entretanto, ao retornar à residência, o animal teria sido transportado dentro de um Van, sendo supostamente exposta ao calor excessivo.
“A nossa pequenininha saiu daqui 100% sadia, 100% ativa, foi tomar o banho que ela não gostava de ir, mas precisava ir, e nos entregaram uma cachorra praticamente morta em casa. A Filó chegou aqui por volta das 3h da tarde, já com a respiração toda alterada, ela estava taquipnéica, taquicárdica, língua roxa, sinais de sofrimento cardíaco, hipertermia, a temperatura dela devia estar acima de 40°C, de tanto que estava aquecida “, relata.
A família, levou Filó a uma clínica veterinária, onde a equipe médica realizou manobras de emergência. Apesar dos esforços, não foi possível reverter o quadro.
A veterinária responsável pelo atendimento confirmou que a causa provável da morte foi a exposição ao calor durante o transporte, que resultou em hipertermia severa.
Além de Filó, o médico também possui dois golden retrievers, que foram transportados no mesmo veículo, mas resistiram melhor à situação devido ao porte maior.
Ainda na postagem, o médico fez um apelo para que as empresas que prestam esse tipo de serviço tenham mais cuidado com os animais, especialmente em períodos de altas temperaturas.
“As empresas precisam ser responsáveis. Nossos animais fazem parte da família. Eles precisam ser tratados com o mesmo cuidado. Perdemos nossa Filó por uma negligência no transporte, e queremos que isso sirva de alerta para que outros animais não passem pelo mesmo sofrimento“, disse.
Por fim, ele afirmou que irá buscar Justiça pela morte de Filó.
“Nosso objetivo é evitar que essa tragédia aconteça novamente. A dor de perder nossa Filó é imensa, e queremos justiça para ela e para outros animais que possam estar em risco“.
Por DAFFINY DELGADO