O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou imagens da aparição de araras-vermelhas ponto turístico cachoeira Véu de Noiva, na tarde do último sábado(14), em Chapada dos Guimarães ( a 67 km de Capital). A presença de um dos simbolos do Pantanal no local visitados por turistas foi um vislumbre neste momento de grande estiagem e registros de incêndios na região.
Na postagem em vídeo, o ICMBio destaca que a cachoeira véu de noiva é formada pelo rio Coxipó. Nos períodos de estiagem a vazão do rio fica reduzida, voltando a aumentar com a chegada das chuvas e ressalta que brigadistas do Instituto Chico Mendes e Ibama/PrevFogo seguem em combate contra incêndios florestais que atingem a área interna e externa do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
No vídeo é possível perceber diversas araras-vermelhas sobrevoando a cachoeira, que devido à estiagem, não está com uma forte queda d’água. A cachoeira é formada pelo rio Coxipó, que possui um importante manancial para a capital Cuiabá, sendo responsável pelo abastecimento de água para pelo menos 40% da população.
VEJA VÍDEO:
https://www.instagram.com/reel/C2Kx8q_O35j/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==