Segundo o instituto Quaest, em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma queda na aprovação do seu governo em comparação com a pesquisa realizada há dois meses.
Conforme o levantamento, 38% dos eleitores avaliam o governo positivamente. Em agosto eram 42%. O governo é regular para 29% dos eleitores, o mesmo número observado na pesquisa anterior. Por outro lado, as avaliações negativas saltaram de 24% para 29%. A margem de erro é de 2,2%.
Conforme o instituto, a guerra entre Israel e o Hamas foi um dos temas que mais captou a atenção dos entrevistados, sendo que 90% afirmaram ter ficado sabendo sobre ele. Um percentual maior do que aqueles que disseram saber sobre o julgamento do STF sobre a legalização do aborto (62%) ou sobre a delação premiada do de Mauro Cid (55%).
Para 57% dos entrevistados, Lula erra ao não reconhecer que o Hamas é um grupo terrorista. Questionados sobre as ações para resgatar brasileiros que estavam na região durante o conflito, 35% avaliaram positivamente e 23% de forma negativa. Para 31% a atuação do presidente foi regular.
DO REPÓRTER MT