Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quinta-feira (27) que todas as pastas de dente do modelo Colgate Total Clean Mint sejam interditadas.
A decisão foi tomada após o número significativo de relatos de “eventos adversos” associados ao uso do produto. O R7 entrou em contato com a empresa, mas ainda não houve resposta. Espaço segue aberto.
Nas redes sociais, usuários relatam ter percebido efeitos colaterais após o uso do produto, como ressecamento, ferimentos, ardência e irritações. “Tive alergia com a nova Colgate Clear Mint, boca toda ferida, precisando tomar remédio. Vi que há vários casos de pessoas que passaram por isso com o produto. Vamos analisar melhor o produto e se necessário fazer um recall nos distribuidores”, disse um dos internautas no perfil da marca.
“Deixo aqui minha reclamação. Após o uso da pasta Colgate total 12 whitening tive uma reação alérgica, minha língua está dormente em algumas partes e não sinto o gosto dos alimentos direito, além do aparecimento de algumas feridas na língua também. Parei de usar a referida pasta dental há 3 dias e os machucados estão sumindo e a dormência na língua está em uma área menor”, disse outro comentário.
A interdição cautelar, feita pela Anvisa, “visa proteger a saúde da população em caso de risco iminente e sem a prévia manifestação do interessado”. Segundo a agência, a ação, que tem prazo previsto de 90 dias, se aplica aos casos “em que sejam flagrantes os indícios de alteração ou adulteração do produto“.
Na plataforma de reclamações “Reclame aqui”, a nova fórmula da pasta acumula mais de 100 reclamações nas últimas 8 horas. Clientes relatam, principalmente, reações alérgicas ao creme dental.
Fonte: R7