17.4 C
Mato Grosso
terça-feira, julho 1, 2025
spot_img
HomeCidadesAbilio descarta criar Guarda Municipal

Abilio descarta criar Guarda Municipal

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) descartou criar a Guarda Municipal na capital, como havia prometido no período de campanha eleitoral. O motivo, segundo ele, seria uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o papel das guardas municipais, tornando-as polícia municipais e equiparando-as às polícias militar e civil.

Para o prefeito, o custo se tornaria inviável. 

“Tornando-se polícia municipal terá que ter uma equidade salarial com a polícia militar e outros tipos de polícia, formação equivalente a outros tipos de polícia, equipamentos equivalentes a outro tipo de polícia. Então os custos vão ser equivalentes aos custos de uma polícia militar e se a gente vai ter uma equiparação de custos, a gente já tem uma polícia em atividade delegada no município que sai mais em conta”, disse o prefeito.

Com isso, Abilio apresentou uma nova alternativa, que é fortalecer a vigilância patrimonial. “Essa decisão do Alexandre de Moraes, equiparando a polícia municipal com a polícia militar, inviabilizou demais. Agora, a gente vai partir pra vigilância patrimonial do município que é o fortalecimento dos vigilantes”, declarou.

A decisão do STF em questão defende que as Guardas Municipais não se restrinjam à proteção do patrimônio público, mas trabalhem em cooperação com as demais polícias.

REPÓRTER MT

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas