A Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde realizou inspeção em um estabelecimento atacadista do município após a circulação de imagens nas redes sociais que mostrariam a suposta presença de ratos e baratas no local.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Annie Ellen Rodrigues, apesar de não ter sido registrada denúncia formal nos canais oficiais de ouvidoria, a equipe decidiu agir diante da repercussão e foi até o estabelecimento para apurar os fatos.
Segundo ela, o atacadista apresentou toda a documentação exigida para o porte da empresa, incluindo registros de controle de pragas e vetores urbanos. Diferente de estabelecimentos menores, que devem realizar dedetização ao menos a cada seis meses, empresas de maior porte precisam manter um plano contínuo de monitoramento, com controle específico para insetos, roedores e outros animais sinantrópicos, como morcegos e aranhas.
Durante a vistoria, a equipe verificou que os procedimentos estavam sendo executados regularmente. No momento da inspeção, inclusive, uma das seções mencionadas nas imagens – relacionada a produtos lácteos – passava por reorganização interna.
A coordenadora também destacou que as imagens divulgadas não identificam claramente o local e, em uma das publicações, foi possível notar que o formato de exposição de um produto não corresponde ao padrão atual do estabelecimento vistoriado. Por isso, segundo ela, não é possível comprovar a veracidade ou a origem do material divulgado.
Mesmo sem constatar irregularidades, a Vigilância orientou o estabelecimento a manter e, se possível, intensificar os registros e medidas preventivas. O órgão reforçou que o licenciamento sanitário é obrigatório e realizado anualmente.
A Vigilância Sanitária informou ainda que continuará monitorando a situação e reforçou a importância de que a população utilize os canais oficiais para registrar denúncias, inclusive de forma anônima, com envio de fotos e vídeos, garantindo que o órgão competente possa atuar de maneira adequada. Os telefones de contato são: (65) 3548-2507 e via WhatsApp no (65) 99226-7392, de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h.
Por




