Nesta terça-feira (16), o presidente Lula embarca para duas visitas oficiais entre os dias 18 e 24 de fevereiro. O primeiro destino será Nova Délhi, na Índia, onde encontrará o primeiro-ministro Narendra Modi.
Logo depois seguirá para a Coreia do Sul e se reunirá com o presidente sul coreano Lee Jae Myung. As viagens têm o objetivo de fortalecer relações comerciais com os dois países.
Durante a visita à Índia, entre os assuntos tratados estão os minerais críticos, terras raras e a segurança no uso de inteligência artificial. Segundo o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, durante a visita os dois países assinarão parcerias e memorandos de entendimento sobre terras raras e minerais críticos.
“Será também oportunidade para avançarmos no acordo comercial preferencial entre o Mercosul e a Índia”, destacou Susan Kleebank, secretária do Ministério de Relações Exteriores.
Na sequência a comitiva brasileira seguirá para a Coreia do Sul. Além do presidente sul coreano, Lula se encontrará com CEOs de grandes empresas do país e participará de um fórum empresarial e a assinará um plano com previsão de ações a serem implementadas até 2029.
As ações envolvem parcerias entre os dois países nas áreas de agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia.
Por Leonardo Almeida




