O delegado Thiago Barros, da Polícia Civil de Peixoto de Azevedo (a 674 km de Cuiabá), alertou para o avanço da atuação de facções na cooptação de membros cada vez mais novos. De acordo com o delegado, se antes os crimes envolviam jovens próximos da maioridade, hoje já há registros de adolescentes de 15 e até 14 anos sendo utilizados por organizações criminosas.
A declaração foi feita após a execução de um adolescente de 15 anos, a tiros, na tarde da segunda-feira (9), dentro de uma lanchonete no município. Segundo ele, além da pouca idade da vítima, as primeiras informações indicam que os autores do crime também são jovens.
“Infelizmente nós vemos uma constante, não só aqui no município de Peixoto, mas em toda região norte. A gente vê a utilização pelas facções de adolescentes com idade cada vez mais baixa. Antigamente a gente pegava um adolescente de 17, quase fazendo 18 anos. Hoje em dia são 15 anos, já tivemos situação com 14 anos de idade.”, afirmou.
O delegado ressaltou que a utilização de menores por facções acaba resultando em ações mais impulsivas e violentas, muitas vezes praticadas em locais de grande circulação de pessoas.
“Por mais que essas facções utilizem esses jovens, eles são um pouco afoitos, a criminalidade acaba acontecendo em lugares como esse de maior movimentação. Pra polícia é bom, mas acaba tornando o crime mais violento.”, disse.
Barros explicou ainda que, por se tratar de adolescentes, as medidas aplicáveis seguem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e não o Código Penal. No entanto, afirmou que o trabalho da Polícia Civil permanece o mesmo, independentemente da idade dos envolvidos.
O delegado destacou que a região onde ocorreu o homicídio possui diversas câmeras de segurança, o que deve facilitar o início das investigações e a identificação dos autores. Ele lamentou o crime e afirmou que o episódio rompe a tranquilidade que o município vinha registrando nos últimos meses.
“É uma região com bastante câmeras, o que facilita pra gente o início das investigações. Infelizmente quebra um pouco da calmaria que a gente vinha no município nos últimos meses, o que infelizmente é sempre um problema aqui pra cidade já que a gente sempre quer manter a paz”, afirmou.
O crime
O adolescente de 15 anos foi morto a tiros na tarde dessa segunda-feira (9), em uma lanchonete no município de Peixoto de Azevedo (a 673 km de Cuiabá), no interior de Mato Grosso.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma testemunha que acompanhava o menor relatou que, a caminho da lanchonete, o adolescente confessou que estava sendo ameaçado por uma facção criminosa. No desabafo, o jovem teria dito que “aquele poderia ser o seu último dia de vida”.
Pouco tempo após chegarem ao estabelecimento, um suspeito vestido com uniforme escolar e boné se aproximou da mesa. Sem dizer nada, o criminoso sacou uma arma do bolso e disparou diversas vezes contra o adolescente. Na fuga, o assassino correu em direção a um Volkswagen Gol preto, gritando palavras de ordem em referência a uma organização criminosa.
A Polícia Militar foi acionada e chegou a chamar o socorro médico, pois a vítima ainda apresentava sinais vitais, mas o óbito foi constatado logo em seguida. A cena do crime foi isolada para os trabalhos da Politec e da Polícia Civil.
Veja vídeo:
Por THIAGO NOVAES




