22 C
Mato Grosso
quarta-feira, fevereiro 4, 2026
spot_img
HomeMato GrossoCiclone traz risco de ventos de até 100 km/h e granizo para...

Ciclone traz risco de ventos de até 100 km/h e granizo para Mato Grosso

A formação de um ciclone extratropical na região Sudeste do país será sentida em Mato Grosso, mantendo o tempo instável nos próximos dias. Isso levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir três alertas meteorológicos para o estado hoje (4), sendo um de nível amarelo e dois de nível laranja. A previsão é de tempestades acompanhadas de ventos que podem chegar a 100 km/h, chuva intensa e possibilidade de queda de granizo em diversas regiões do estado.

De acordo com o Inmet, o ciclone contribui para a intensificação da frente fria e da Zona de Convergência do Atlântico Sul, favorecendo pancadas de chuva fortes, ventos intensos, descargas elétricas e risco de alagamentos em várias regiões do estado.

O alerta amarelo de chuvas intensas segue válido até as 23h59 desta quinta-feira (5) e abrange áreas do Norte, Centro-Sul e Sudoeste de Mato Grosso. A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos de até 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos, alagamentos pontuais e interrupções no fornecimento de energia.

Já os dois alertas laranja, que representam maior grau de severidade, indicam perigo para tempestades e chuvas intensas. Um deles, válido apenas nesta quarta-feira, aponta possibilidade de volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, ventos que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo, principalmente nas regiões Centro-Sul, Sudeste e Nordeste de Mato Grosso. O outro aviso laranja, que segue até esta quinta-feira, também prevê chuva intensa, rajadas fortes de vento, risco de alagamentos, descargas elétricas e quedas de galhos de árvores, com maior impacto no Norte do estado.
A tendência é de que o tempo continue instável em Mato Grosso nos próximos dias, com chuvas que podem variar de moderadas a fortes, principalmente entre a tarde e a noite, sob influência do ciclone e da frente fria associada ao sistema.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas