22.1 C
Mato Grosso
terça-feira, fevereiro 3, 2026
spot_img
HomeMato GrossoCriminosos se passam por oficiais de justiça em Cuiabá para limpar contas...

Criminosos se passam por oficiais de justiça em Cuiabá para limpar contas bancárias pelo WhatsApp

Criminosos estão utilizando a estrutura e o nome do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e da Receita Federal para aplicar golpes financeiros sofisticados por meio do WhatsApp.

A fraude, que ganhou força em Cuiabá e região, consiste em mensagens enviadas por supostos oficiais de justiça que, utilizando tons de urgência e ameaças judiciais, tentam induzir as vítimas a realizarem transferências bancárias ou clicarem em links.

Para conferir veracidade ao crime, os golpistas utilizam fotos de brasões oficiais e citam informações reais das vítimas, como nome completo, CPF e endereço residencial.

Sob o pretexto de uma “intimação oficial” ou “regularização de débito”, os criminosos pressionam o cidadão para que o pagamento seja feito de forma imediata, sob pena de bloqueios judiciais e outras sanções.

Como se proteger

O TJMT reforça que oficiais de justiça não solicitam pagamentos, transferências ou PIX por aplicativos de mensagens. Caso receba um contato desse tipo, a orientação é não clicar em links, não fornecer dados pessoais e bloquear o número imediatamente.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas