O motorista da picape Fiat Toro, responsável pelo atropelamento que vitimou a Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Ilmes Dalmis Mendes da Conceição, de 72 anos, na manhã de hoje (20), responderá por homicídio doloso com dolo eventual, que ocorre quando o agente não deseja diretamente a morte da vítima, mas prevê que seu comportamento pode causá-la e, mesmo assim, decide prosseguir, assumindo o risco e agindo com indiferença.
A informação foi confirmada pelo titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), delegado Christian Alessandro Cabral, que destacou a frieza do condutor após o acidente na Avenida da FEB, em Várzea Grande.
De acordo com o delegado, a análise das câmeras de monitoramento foi determinante para a tipificação do crime. As imagens revelaram que a vítima estava a menos de 50 centímetros de concluir a travessia e chegar ao canteiro central quando foi atingida. Segundo Cabral, o motorista tinha visão clara da pista e espaço para evitar a tragédia.
“O motorista possuía amplo campo de visão e de manobra na via, não havia veículos à sua frente e ele não tentou frear seu veículo, nem desviá-lo da vítima”, afirmou o delegado.
Ainda segundo a autoridade policial, a picape trafegava em altíssima velocidade e o condutor não esboçou qualquer reação após o impacto, que arremessou a idosa para a pista contrária, onde ela foi atingida por um segundo veículo.
“As imagens revelaram que ele seguiu seu destino após a colisão, como se nada houvesse ocorrido, demonstrando total ausência de preocupação e arrependimento”, explicou Cabral.
O motorista, que fugiu da cena do acidente sem prestar socorro, foi localizado e preso pelos agentes da Deletran escondido no Várzea Grande Shopping. Ele foi autuado em flagrante por homicídio doloso, quando se assume o risco de matar, e por fuga de local de sinistro. Já o condutor da Fiat Strada, que atingiu a idosa no segundo momento, permaneceu no local, prestou depoimento e foi liberado.
Por GUSTAVO CASTRO




