20.5 C
Mato Grosso
quarta-feira, fevereiro 11, 2026
spot_img
HomeNacionalGoverno libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

O governo federal liberou o saque do FGTS retido para trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário. A medida foi publicada hoje (23) por meio de uma Medida Provisória (MP) e vale para quem foi demitido entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.

O pagamento será feito em duas parcelas: a primeira, de até R$ 1.800, será creditada até 30 de dezembro; a segunda, com o valor restante, será liberada até 12 de fevereiro de 2026. A consulta do saldo pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, e a Caixa divulgará o calendário de liberação.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 87% dos beneficiados receberão o valor diretamente na conta cadastrada no FGTS. Quem não tiver conta poderá sacar o dinheiro em caixas eletrônicos, lotéricas ou pontos Caixa Aqui. Ao todo, 14,1 milhões de trabalhadores receberão R$ 7,8 bilhões.

Parte dos trabalhadores não poderá sacar o saldo integral, pois valores estão comprometidos com empréstimos bancários. Alguns, inclusive, não terão dinheiro disponível para saque.

O saque-aniversário, criado em 2019, permite retirar parte do FGTS anualmente, no mês do aniversário. A adesão é opcional e pode ser feita pelo aplicativo, site da Caixa ou nas agências. Quem escolhe essa modalidade abre mão de sacar o total do fundo em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas a multa rescisória de 40%.

DO REPÓRTERMT

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas