Uma nova onda de bloqueios de gatonet derrubou o BTV — um dos TV boxes piratas mais usados no Brasil — e apps como Red Play, Blue TV e Cine Duo. A indisponibilidade, que começou no fim de semana, ocorreu após uma operação na Argentina que desativou 22 serviços. Usuários recorreram às redes sociais para relatar falhas e o erro 503.
Segundo a Alianza, entidade que combate pirataria na América Latina, os bloqueios foram realizados entre sábado à noite e domingo de manhã, a pedido da Procuradoria Federal de Crimes Cibernéticos de San Isidro. É a segunda ação vinda da Argentina a atingir o Brasil: em agosto, a polícia encontrou o “centro de comando” dos serviços ilegais, e a primeira leva de derrubadas ocorreu no início de novembro, quando apps como My Family Cinema e Cinefly saíram do ar.
A nova operação impactou mais de 2 milhões de usuários. Red Play e BTV tinham mais de 75% de clientes brasileiros, segundo a Alianza. Entre os serviços bloqueados estão Blue TV, Boto TV, BTV App, Football Zone, Mega TV, ONPix, PLUSTV, Pulse TV, Red Box, Super TV Premium e Waka TV.
No ReclameAqui, usuários relataram queda geral do BTV e sites fora do ar. Para a Alianza, a Argentina funcionava como centro de marketing da pirataria, enquanto a administração e TI ficavam na China. A operação contou com apoio da La Liga, da Espanha. O grupo teria 6,2 milhões de assinantes no mundo, sendo 4,6 milhões no Brasil, e movimentava até US$ 200 milhões por ano.
TV boxes piratas usam Android modificado e oferecem streaming e canais pagos ilegalmente mediante assinatura, o que faz muitos consumidores acreditarem que se trata de serviço legal. Como não são homologados pela Anatel, esses aparelhos não passam por testes de segurança. A agência mantém uma lista de modelos aprovados no país.



