O presidente Lula conversa, nesta segunda-feira (6), com o presidente norte-americano Donald Trump. Lula está no Palácio da Alvorada, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os dois presidentes conversam por videoconferência.
O encontro foi negociado sob total sigilo, para evitar qualquer tipo de interferência da oposição. A conversa já vinha sendo negociada, mas foi concluída no final de semana para que, de fato, os dois conversassem nesta manhã.
A reunião acontece dois meses após o anúncio do tarifaço contra o Brasil e duas semanas após Trump dizer, na Assembleia Geral da ONU, que teria tido uma ‘química’ ao esbarrar com Lula nos corredores e que os dois se encontrariam em breve.
A pauta do encontro foi preparada de forma minuciosa para garantir que apenas temas econômicos fossem discutidos. Na conversa desta segunda, os dois podem acertar o encontro pessoalmente no final do mês. A ideia é, inclusive, distensionar a relação para que, entre os dias 25 e 27 de outubro, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), os dois possam se encontrar.
Lula vai participar da cúpula na Malásia. Trump ainda não confirmou presença, mas há uma expectativa de que seja um bom momento para que os dois conversem pessoalmente.
Por Gabriela Echenique




