Um grupo de turistas teve um encontro inesquecível com a vida selvagem ao se deparar com uma onça-pintada caminhando tranquilamente por uma passarela de madeira em uma pousada próxima a Poconé (a 104 km de Cuiabá), na última quarta-feira (24). (Veja o vídeo no final da matéria).
O momento foi capturado pelo guia de turismo Tony Rodrigues, que registrava a saída do grupo para uma trilha. Tony, que batizou a onça de “Macau”, já a conhece na região, mas a aparição desta vez foi ainda mais próxima dos apartamentos da pousada.
O encontro ocorreu perto do meio-dia, quando o grupo se aproximava da Torre da Garça, a cerca de 50 ou 60 metros das acomodações. A onça foi vista na passarela, e o guia agiu prontamente para garantir a segurança.
Tony Rodrigues contou que a emoção se misturou ao senso de responsabilidade:
“Eu não senti medo porque estávamos numa distância segura. Minha preocupação era manter os turistas afastados, mas não senti medo, só adrenalina.”
O protocolo de segurança foi claro: a cada passo que a onça dava, o grupo de turistas era instruído a recuar. O guia manteve os observadores a uma distância segura, estimada em 40 metros, garantindo que o animal não se sentisse ameaçado.
“Eu fiquei feliz em ver que as onças estão aumentando, e ela se sentiu segura, não se sentia ameaçada. Estamos vendo onças onde nem imaginávamos ver antes.”




