35.6 C
Mato Grosso
sexta-feira, outubro 31, 2025
spot_img
HomeEspaço MulherPanela de cerâmica: por que ter e como cuidar do item corretamente

Panela de cerâmica: por que ter e como cuidar do item corretamente

Capazes de aliar alimentação saudável e sabor, as panelas de cerâmica são atóxicas, ou seja, livres de substâncias que podem provocar riscos à saúde. Divididas em dois tipos – as que são feitas 100% de cerâmica e as que são apenas revestidas com esse material –, elas podem ser usadas no fogão, ni forno, no micro-ondas, no freezer, na geladeira e no forno.

Quais são os benefícios da panela de cerâmica?

Conforme o chef de cozinha e professor de gastronomia do Senac RS, Bruno de Azevedo Ivanoff, “A cerâmica ajuda a manter a umidade dos alimentos e distribui o calor de maneira uniforme, o que pode resultar em pratos mais saborosos e bem cozidos.”

A ausência de metais faz com que a cerâmica ofereça um sabor natural aos alimentos, enquanto as panelas de ferro, alumínio e metal liberam resíduos que interferem no gosto.

“Algumas panelas de cerâmica podem exigir um processo de ‘temperagem’ (aquecimento com óleo ou gordura) antes do primeiro uso para criar uma camada protetora e melhorar a antiaderência. No entanto, as panelas cerâmicas com revestimento já pronto geralmente não necessitam disso”, complementa o professor.

Conhecidas por oferecerem um cozimento uniforme, as panelas de cerâmica proporcionam uma distribuição equilibrada do calor — Foto: Unsplash/Jason Briscoe/Creative Commons
Conhecidas por oferecerem um cozimento uniforme, as panelas de cerâmica proporcionam uma distribuição equilibrada do calor — Foto: Unsplash/Jason Briscoe/Creative Commons

No momento de cozinhar, prefira os utensílios de silicone, plástico ou madeira e evite os metálicos, que podem riscar a superfície da panela – isso, além de preservar a aparência, prolonga a vida útil do item. Outra dica valiosa é desligar o fogo minutos antes do término do cozimento, pois a cerâmica conserva o calor por mais tempo que outros materiais.

Sobre o limite das temperaturas, o chef informa: “A maioria pode ser usada até 250-300 °C, mas temperaturas acima disso podem danificar o material. Evite esquentar excessivamente e sempre siga as recomendações do fabricante”.

Cuidados e dicas de limpeza

Na hora de limpar, a recomendação é esperar a panela esfriar, a fim de evitar choques térmicos. Apesar da durabilidade do revestimento cerâmico, mergulhar uma panela quente em água fria pode causar rachaduras ou a perda de aderência do produto.

Segundo a especialista em treinamento de limpeza, Juçara Monaco: “Ao cozinhar, prefira fogo baixo ou médio, já que a cerâmica retém bem o calor e o excesso de temperatura pode danificar o revestimento interno. Outra dica importante é armazenar as panelas com separadores de pano ou feltro entre elas para evitar que o atrito cause lascas ou danos na superfície”.

A durabilidade das panelas de cerâmica depende diretamente dos cuidados com o uso e a limpeza — Foto: Pexels/RDNE Stock project/Creative Commons
A durabilidade das panelas de cerâmica depende diretamente dos cuidados com o uso e a limpeza — Foto: Pexels/RDNE Stock project/Creative Commons

Em relação aos produtos para a higienização, a profissional sugere o detergente neutro e uma esponja macia. O uso de itens agressivos, como o desengordurante, pode danificar a camada da cerâmica e comprometer a durabilidade da panela.

“Evite o uso de palha de aço ou esponjas abrasivas, pois podem desgastar o acabamento antiaderente. Para remover resíduos mais difíceis, deixe a panela de molho em água morna com um pouco de bicarbonato de sódio por cerca de 15 minutos antes de lavar”, orienta a especialista.

Por fim, basta secar e armazená-las em um lugar livre de umidade. Evite deixá-las empilhadas. Assim, não há risco de quebras. Caso o espaço seja reduzido, mantenha uma divisória.

Por Camila Iannicelli, com Alex Alcantara

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas