26.8 C
Mato Grosso
sábado, setembro 13, 2025
spot_img
HomeCidadesBombeiros combatem focos de incêndio em Alta Floresta e região; operações seguem...

Bombeiros combatem focos de incêndio em Alta Floresta e região; operações seguem em todo o estado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mantém atuação intensa no combate a incêndios florestais em diversas regiões do estado. Nas últimas 24 horas, cinco focos foram extintos e outros seis permanecem controlados. Ao todo, as equipes enfrentaram 37 incêndios ativos, incluindo ocorrências em Alta Floresta e municípios próximos.

Na região Norte, os bombeiros atuam em Alta Floresta, onde dois focos distintos mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros. Os trabalhos também se concentram em Paranaíta, Nova Bandeirantes, Marcelândia, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte e Novo Mundo, reforçando a gravidade da situação no entorno. Só em Marcelândia, três focos foram registrados, enquanto em Nova Bandeirantes foram registradas quatro ocorrências.

Além da região, o Corpo de Bombeiros também atua em frentes de combate em outros pontos do estado, como Sinop, União do Sul, Feliz Natal, São José do Rio Claro, Vila Rica, Querência e Cotriguaçu.

Operação e monitoramento

Para conter o avanço das chamas, as equipes se desdobram em operações ininterruptas. As ações contam com apoio da Defesa Civil, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Polícia Militar e do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM).

Além do combate direto, o CBMMT monitora 103 focos de calor ativos em todo o estado, sendo 83 incêndios florestais (16 em terras indígenas) e 20 queimadas irregulares, alvo da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite para identificar áreas críticas e responsabilizar infratores.

Situação em números

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 182 focos de incêndios e queimadas em 105 municípios de Mato Grosso.

Somente nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 24 novos focos de calor, distribuídos entre a Amazônia (96), Cerrado (81) e Pantanal (5).

Proibição do fogo

O CBMMT reforça que o uso de fogo está proibido em todo o estado: no Pantanal, de 1º de junho a 31 de dezembro; na Amazônia e no Cerrado, de 1º de julho a 30 de novembro; e nas áreas urbanas durante todo o ano.

A corporação orienta que qualquer indício de incêndio seja comunicado imediatamente as autoridades.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas