🎵 Cuiabá é a capital brasileira que mais ouve música sertaneja, segundo dados da pesquisa Cultura nas Capitais, da JLeiva Cultura & Esporte, realizada pela Datafolha e divulgada nesta quarta-feira (27). Com 68%, a capital mato-grossense ocupa o topo do ranking, ficando acima da média nacional de ouvintes do gênero musical (34%), seguida de Campo Grande (64%) e Goiânia (62%).
A maioria do público cuiabano que ouve sertanejo é formado por mulheres. Conforme a pesquisa, 73% delas respondeu que prefere o sertanejo, enquanto 62% dos homens responderam o mesmo. A pesquisa também revela que o gênero é ouvido entre pessoas de todas as religiões e de todas as orientações sexuais em Cuiabá, sendo 68% hétero e 64% LGBTQIAPN+.
A música sertaneja é unanimidade em todas as faixas de escolaridade:
- Ensino Fundamental: 70%
- Ensino Médio: 69%
- Ensino Superior: 63%
Também é líder em todas as classes econômicas:
- D/E: 68%
- C: 67%
- B: 70%
- A: 68%
Quanto às faixas etárias, o gênero se mostra popular em todas elas, com destaque entre o público de 25 a 34 anos (73%). Já entre os idosos a preferência chega a 61%.
Além do sertanejo, os outros gêneros mais ouvidos pelos cuiabanos são gospel (29%) e pagode (18%).
Como o cuiabano ouve música
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/E/jDobfmQbyOcAHrX7K2Qw/dsc-6267.jpg)
Sertanejo é o gênero mais ouvido em diversas capitais brasileiras — Foto: Érico Andrade/g1
Com 83%, os celulares e smartphones se destacam entre os aparelhos usados pelos cuiabanos para ouvir música. A pesquisa mostra que Cuiabá é uma das cidades onde mais se usa rádio (67%) e carro (60%) para escutar as canções preferidas.
Mesmo em menor porcentagem, os CDs e discos de vinil também aparecem na lista.
- Celular/smartphone: 83%
- Som portátil: 73%
- Rádio: 67%
- Carro: 60%
- Computador/notebook: 37%
- CD ou DVD: 18%
- Discos de Vinil: 7%
Já entre as plataformas digitais, o YouTube é o mais utilizado pelos cuiabanos para ouvir música, com 70%, seguido do Spotify (41%) e do TikTok (36%).
- YouTube: 70%
- Spotify: 41%
- TikTok: 36%
- Sua Música: 28%
- Amazon: 15%
- Deezer: 13%
- Apple: 13%
- Tidal: 4%
A pesquisa ainda revela que 75% dos cuiabanos preferem ouvir música sem fones de ouvido, enquanto 25% preferem utilizá-los.
A Cultura nas Capitais é uma pesquisa quantitativa sobre hábitos culturais, que revela a diversidade e a desigualdade no acesso à cultura no Brasil. Esta edição da pesquisa foi feita a partir de entrevistas presenciais com 19.500 pessoas, moradoras de todas as capitais brasileiras – as 26 estaduais, além de Brasília. Em Cuiabá, foram realizadas 600 entrevistas, entre 26 de abril e 9 de maio de 2024.
Por Jardes Johnson