19.1 C
Mato Grosso
sábado, julho 12, 2025
spot_img
HomeNacionalLula promete reagir a tarifaço e critica ‘ingerência’ de Trump

Lula promete reagir a tarifaço e critica ‘ingerência’ de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (9) que deve responder ao tarifaço de 50% imposto pelo mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, contra todas as importações provenientes do Brasil.

“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, diz uma mensagem divulgada pelo petista em seu perfil no X.

“A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, acrescenta a nota, destacando que o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado é “competência apenas da Justiça Brasileira e não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”.

O pronunciamento foi divulgado após uma reunião de emergência de Lula com ministros para discutir a crise com os EUA. “O Brasil é um país soberano, com instituições independentes e que não aceitará ser tutelado por ninguém”, diz a nota, ressaltando que “todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”.

Além disso, o comunicado desmentiu a existência de um superávit do Brasil na relação comercial com os Estados Unidos, um dos argumentos usados por Trump para taxar o país em 50%. “As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de US$ 410 bilhões ao longo dos últimos 15 anos”, salienta.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas