33.6 C
Mato Grosso
quinta-feira, novembro 13, 2025
spot_img
HomeMundoTrump diz que guerra ‘acabou’ e descarta controle do petróleo do Irã...

Trump diz que guerra ‘acabou’ e descarta controle do petróleo do Irã e pressa em acordo nuclear

Otan Summit/Martijn Beekman via R7

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (25) que o país manterá a estratégia de sanções e pressão máxima sobre o Irã

Mesmo após o fim das hostilidades entre Teerã e Israel — inclusive, ele acredita que os dois países não vão mais se atacar.

Apesar disso, Trump confirmou que pretende abrir um canal de diálogo com o regime iraniano, e disse que vai “conversar com o Irã na próxima semana”.

Segundo ele, durante coletiva de imprensa na cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), um novo acordo nuclear não está descartado, mas também não é prioridade.

“Não vejo necessidade, mas podemos assinar acordo com o Irã”, afirmou. Trump adotou um tom crítico em relação a aliados. Questionado a atuação de Tel Aviv, ele disse que não confia “na inteligência israelense”.

Sobre os interesses energéticos em jogo, o presidente americano rejeitou qualquer intenção dos EUA de se apropriar dos recursos iranianos.

“Não vamos assumir o controle do petróleo”, afirmou, lembrando que “o Irã tem bastante petróleo”. Trump também mencionou a China. “Eles querem comprar petróleo. Podem comprar do Irã, dos EUA ou de outros”, acrescentou.

Fim da guerra


O republicano reafirmou acreditar que o conflito entre Irã e Israel tenha chegado ao fim.

“Achamos que a guerra acabou. Não acho que eles voltarão a se atacar”, disse Trump. Momentos depois, no entanto, durante sessão de perguntas e respostas na entrevista coletiva da Otan, o presidente americano disse que a guerra entre os dois países poderia “começar de novo muito em breve”.

Sobre o Oriente Médio, Trump disse que os ataques israelenses contra instalações nucleares do Irã “tiveram muito, muito sucesso” e votou a afirmar que “o Irã não pode ter arma nuclear”.

O americano também indicou esperança de desfecho rápido para o conflito entre Rússia e Ucrânia. “Espero que possamos resolver essa questão também em breve.”

Fonte: R7

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas