Os professores da rede municipal de educação de Vera no norte do estado entraram em estado de greve na última assembleia geral da categoria da educação e paralisaram as atividades escolares por um dia nesta segunda-feira (09/12). Na pauta de reivindicação consta o repúdio e não aceitação pelos professores da redução drástica nos coeficientes na evolução de classes e a mudança da recomposição dos salários que tem amparo na Lei federal 11 .738/2008 para RGA.
O PL (Projeto de Lei) enviado à Câmara pelo gestor Local prefeito Moacir Giacomelli, ainda prevê a mudança do Plano de cargos e Carreiras, retirando um direito adquirido sobre o terço de férias no ano de 2011. Essa mudança diminui os vencimentos dos servidores da educação já no início de 2025.
Embora o supremo tribunal federal já tenha analisado e ratificado a constitucionalidade da lei do piso 11.738/2008, o prefeito municipal quer passar por cima da lei federal e fazer a recomposição anual dos professores pelo RGA.
O SISPUMVE Sindicato dos Servidores Públicos local, juntamente com a categoria está mobilizado e atenta a esse ataque perverso do gestor contra os profissionais da educação. “não vamos aceitar nenhum direito a menos que represente um retrocesso na nossa educação”, reitera o Presidente do SISPUMVE o Sr. Eder Alves Pereira.
Por Eder Alves Pereira