Eduardo Anizelli 13.mai.2021/Folhapress
Plano é fazer junção de dois projetos ferroviários que já estão com trechos em obras
O Ministério dos Transportes trabalha no plano de concessão ferroviária para interligar Lucas do Rio Verde (331 km de Cuiabá) a Ilhéus (BA). Ao todo, serão 2.400 quilômetros de trilhos concedidos à iniciativa privada. O plano é fazer a junção de dois projetos ferroviários que já estão com trechos em obras, cruzando o eixo da Ferrovia Norte-Sul, que já interliga o interior de São Paulo ao Maranhão. Uma audiência pública deve ser realizada no final de janeiro para ser discutida a temática. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
A concessão incluirá, em um mesmo pacote, o traçado da Ferrovia do Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), envolvendo tanto trechos já concluídos quanto aqueles ainda em projeto. Os estudos de viabilidade técnica e econômica para a oferta conjunta estão em fase de conclusão pela Infra S.A., estatal ligada ao Ministério dos Transportes.
Neste mês, os relatórios serão encaminhados para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). À Folha, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, confirmou a recepção dos estudos nos próximos dias, para dar início à fase de consulta pública, etapa realizada para colher colaborações e tirar dúvidas de interessados.
“Nós vamos trabalhar para abrir a audiência pública no final de janeiro de 2025”, disse Vitale, acrescentando que a nova proposta pode prever uma mudança de trecho na Fiol, na parte do traçado que ainda não foi iniciada.
Em Mato Grosso, o governo já conseguiu resolver parte do problema, ao repassar para a Vale, em 2020, a construção de um trecho inicial de 383 quilômetros, entre Mara Rosa (GO) a Água Boa (631 km de Cuiabá). A obra é uma contrapartida ligada à renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, controlada pela Vale. Por ser uma compensação, trata-se de um trecho ferroviário que pertence à União. Por isso, poderá ser concedido por meio de leilão.
Fonte: hnt.