Uma chuva forte registrada na tarde desta terça-feira (12) derrubou uma árvore e alagou ruas e avenidas de Cuiabá. Imagens registradas por moradores da capital mostram os estragos causados pelo temporal (assista abaixo).
Uma das regiões afetadas é Avenida Rubens de Mendonça, popularmente conhecida como Avenida do CPA, que está passando por obras para a implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Os canteiros ficaram encobertos por lama.
Outro ponto de alagamento, que dificultou a passagem de veículos, foi na região da Prainha, no Centro de Cuiabá.
Ainda nesta terça, à noite, a chuva deve permanecer e a temperatura deve ficar entre a mínima de 25°C e máxima de 32°C, de acordo com a Agência Climatempo.
A Climatempo informou ainda que a previsão é de chuva moderada e forte, raios e ventanias em torno de até 70 K/h para a capital nesta semana.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá disse que os alagamentos na Avenida do CPA podem ter ocorrido devido à quantidade de terra espalhada nos dois sentidos da via em decorrência da obra.
Segundo a nota, será necessário acionar a empresa contratada para a execução do trabalho, por meio do governo do estado, para realizar a limpeza, remoção de entulhos, além da drenagem e limpeza de bueiros.
Já a concessionária de energia do estado informou que está em alerta e que duas ocorrências foram registradas por causa de árvores que caíram e atingiram postes na capital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/A/D/o8Z3h0R8WON4fYaSklaA/whatsapp-image-2024-11-12-at-15.13.29.jpeg)
Houve queda de uma árvore no Bairro Quilombo, em Cuiabá — Foto: Reprodução
☔Como se proteger em tempestades
- Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
- Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Evitar locais abertos como campos de futebol por causa do risco de raios;
- Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
- Nunca tocar em fios e cabos partidos.




