Foto: Ueslei Marcelino/Reuters 24.06.2020
Representantes do governo federal irão participar do 3ª Reunião do Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó
Uma comitiva do governo federal irá retornar à Ilha do Marajó, no Pará, entre os dias 16 e 20 de abril. A viagem tem como intuito dar seguimento ao Programa Cidadania Marajó e participar da Caravana Brasil Sem Fome, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e da Assistência Social, da Família e do Combate à Fome e pela Secretaria-Geral da Presidência.
Entre 16 e 17 de abril, em Belém, capital do Pará, representantes do governo e de entidades irão participar da 3ª Reunião do Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó. Agora, entre 18 e 19 de abril, serão realizados eventos com a participação de diversos ministérios, incluindo programas do Plano do Brasil sem Fome.
A viagem faz parte das ações do Ministério dos Direitos Humanos na construção de políticas públicas para atender a demanda do território, principalmente em relação à garantia de direitos humanos e cidadania.
“O nosso compromisso é promover políticas estruturantes com respeito e diálogo com essa população e com absoluto cuidado com as crianças e adolescentes do território. Essas ações já estão fazendo significativas mudanças na vida da população marajoara, especialmente respeitando a participação social”, afirmou a secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Oliveira.
O Programa Cidadania Marajó foi instituído em 2023, com o objetivo de desenvolver ações para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e garantir o acesso a políticas públicas à população do Arquipélago do Marajó.
Fonte: Metrópoles